Cinzas do vulcão islandês faz Europa cancelar 250 voos

Mais de 250 voos foram cancelados na manhã desta terça-feira, como consequência da nuvem de cinzas provocada pela erupção do vulcão islandês Grimsvötn, segundo anunciou a Agência Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol). Conforme Brian Flynn, responsável de operações da Eurocontrol, as cinzas que cobrem a maior parte da Escócia e da Irlanda do Norte se deslocarão ao longo do dia para o sul da Escandinávia, a Dinamarca e, provavelmente, o norte da Alemanha. Durante a semana, os céus de França e Espanha também podem ficar encobertos.

Várias companhias aéreas suspenderam os voos das próximas horas com origem ou destino à Escócia por causa da nuvem de cinzas. A decisão foi tomada pela British Airways, a holandesa KLM, a irlandesa Air Lingus e a companhia de baixo custo Easyjet. A Noruega também foi afetada pela erupção na Islândia e fechou parcialmente nesta terça-feira o tráfego aéreo em cidades do sudoeste do país. As autoridades norueguesas esperam que o restante do país não seja afetado. Já na Islândia, após um dia paralisado, o tráfego aéreo foi reaberto em seus principais aeroportos ainda na segunda-feira à noite.

Contudo, a Comissão Europeia anunciou que não prevê a necessidade do fechamento estendido do espaço aéreo, pelo menos por enquanto.

Vulcão Grimsvötn: imagem da Nasa mostra a nuvem de cinzas
Vulcão Grimsvötn: imagem da Nasa mostra a nuvem de cinzas

0 comentários: