Grêmio aposta na mobilização da torcida para bancar Ronaldinho

Ainda que defina a negociação como complexa, o Grêmio pretende anunciar Ronaldinho no início de janeiro, em tempo de inscrevê-lo para a Pré-Libertadores, contra o Liverpool, do Uruguai. Clube e jogador já chegaram a um acordo sobre o salário.

Ronaldinho, que recebe R$ 800 mil mensais no Milan, não irá onerar os cofres do Grêmio. Seu salário estará indexado a sua capacidade de gerar novos recursos ao clube, através de milionários contratos de publicidade. Ronaldinho partirá de um valor fixo de R$ 300 mil, obtendo percentuais sobre cada novo negócio fechado a partir da exploração de sua imagem.
– Ronaldinho representará uma contabilidade à parte. Sua vinda não pode comprometer as receitas que o clube já tem – explica um dirigente.
A viabilidade financeira do retorno começou a ser debatida segunda-feira, em São Paulo, durante reunião entre dirigentes do Grêmio e investidores dispostos a bancar parte da contratação. Novo diretor-executivo de marketing do Grêmio, Paulo César Verardi deixou o encontro convencido de que os empresários estão dispostos a associar sua imagem com a do jogador como garoto-propaganda.
Só que apenas uma parte dos recursos sairá do bolso dos investidores. O Grêmio aposta na mobilização de seus torcedores para aumentar a arrecadação obtida pelo Quadro Social e pela comercialização de produtos com sua marca, fatores que a direção considera essenciais para o êxito da empreitada.
– Hoje o Grêmio já é um dos fenômenos de venda de camisetas no mundo. Com a chegada de Ronaldinho, projetamos um aumento de 40% na comercialização – diz Verardi.
Ele também admite que o prazo de atingir 100 mil associados em 18 meses possa ser antecipado com a chegada de Ronaldinho.
A definição do negócio deverá ocorrer no início de janeiro. Após a virada do ano, Roberto Assis, irmão e procurador de Ronaldinho, irá à Itália discutir com o Milan as condições para a liberação do jogador. Dirigentes do Grêmio confiam que o valor da multa rescisória será reduzido, diferentemente do que ocorreria se a negociação fosse com um clube norte-americano.
Enquanto seu futuro não se decide, Ronaldinho aproveita a folga na Capital, onde chegou domingo. O Natal será com a família. Dia 26, ele começa a preparar as malas para reapresentar-se ao Milan. Dia 28, é aguardado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde o clube italiano disputará amistosos. Ontem, Ronaldinho fez a alegria de crianças que estudam na instituição que leva seu nome, no bairro Restinga. Durante cerimônia em que uma fabricante doou cinco motos ao Instituto Ronaldinho Gaúcho, o jogador, na condição de patrono da casa, foi obrigado a vencer a timidez para discursar com um microfone na mão. Desejou Feliz Natal aos presentes e aconselhou as crianças "a que não trilhem o caminho errado".
Observado de perto por Assis, evitou qualquer resposta sobre uma possível vinda para o Grêmio.
– Essa época é complicada. Tudo o que eu falar pode ser mal entendido lá fora – justificou.
Ao atender um pedido de autógrafo em em uma camisa do Grêmio, não resistiu e disse ao menino:
– Essa é boa, essa é minha.

0 comentários: