Dez dias após temporal, Arroio do Sal ainda exibe os reflexos da enxurrada

Areia foi colocada em rua para tapar buraco - Cid Martins
Passados dez dias do temporal que atingiu o Litoral Norte, Arroio do Sal segue em situação de emergencia, apesar de a vida dos moradores e veranistas ter voltado ao normal. O município foi o mais atingido pela chuva. Nas ruas, ainda há marcas da cheia do arroio que dá nome ao município. Há lixo nas ruas e às margens do rio, árvores caidas e ruas bloqueadas.

O veranista de Caxias do Sul, Dario Risson, 74 anos, teve a casa inundada e disse nunca ter visto nada igual nos 30 anos em que frequenta a praia. As três pontes que foram interditadas pela chuva ja foram liberadas e o prejuízo calculado é de R$ 2,2 milhões no município. Pelo menos 500 pessoas foram atingidas. Cinquenta delas tiveram de buscar auxílio da prefeitura.

Éder da Silva, 25 anos, trabalha numa marcenaria às margens do arroio e teve o local inundado em mais de um metro de altura. Ele conta que teve prejuízos com a destruição de madeiras e colchões e reclama que a reconstrução por parte da prefeitura poderia ser melhor.

Cristiano de Matos, 22 anos, morador do municipio, relata que a rua às margens do arroio estava totalmente inundada no dia do temporal. Ele também reclama que faltam obras preventivas.

O prefeito Luciano da Silva explica que os serviços de reparos continuam e são rápidos. Na semana que vem, ele vai a Brasília com uma comitiva tentar a liberação de recursos do ministério da Integração. A ideia é obter pelo menos R$ 700 mil para Arroio do Sal. A prefeitura ganhou saibro do Daer para a recuperação emergencial das ruas.

Arroio do Sal tem oito mil habitantes, mas a população chega a 70 mil durante o veraneio.

0 comentários: