Emergência do Hospital de Clínicas enfrenta situação de extrema superlotação

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) enfrenta uma situação de extrema superlotação. Hoje a lotação está quase três vezes superior à sua capacidade de atendimento. A ala dos adultos, que está preparada para atender 49 pacientes, hoje abriga 135, em sua maioria doentes graves.

Além de seus 49 leitos, a Emergência de adultos normalmente recebe pacientes também em macas, cadeiras de rodas e cadeiras comuns. Neste momento, estas vagas extras têm se encontrado permanentemente ocupadas e outras acomodações provisórias estão instaladas em corredores e consultórios.

A situação atual faz com que o HCPA utilize, no limite máximo, todos os recursos materiais e humanos disponíveis. Diante disto, a administração do hospital solicita à população que, em casos mais simples, procure outros hospitais ou postos de saúde.

A Emergência não está fechada, no entanto, novos pacientes que chegam à instituição passam por uma triagem e, devido às dificuldades existentes, nem todos são atendidos. A prioridade é para os casos mais graves, com risco de morte.

Outros seis hospitais da Capital estão com suas unidades de emergência lotadas ou superlotadas.

0 comentários: