Vale dos Vinhedos colhe otimismo

O presidente da Associação de Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, Rogério Valduga, participou da abertura oficial. Foto: Daniela Xu
O cheiro doce exalado pelos parreirais no interior de Bento Gonçalves anuncia: é tempo de vindima no Vale dos Vinhedos. A celebração de abertura do período de colheita da uva no maior polo vitivinícola do Estado ocorreu oficialmente no sábado, com programação especial promovida pelo Hotel Villa Michelon e pela Associação de Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale).
Mesmo com a chuva no  final da tarde de sábado, a programação contou com passeio ciclístico (antecipando uma atividade que deve ser bem mais difundida assim que a proposta da construção de uma ciclovia no Vale dos Vinhedos for concretizada), com colheita e pisa de uvas simbólicas, bênção dos parreirais e o filó, tradicional festa onde  jogos, danças e culinária italianas ganham destaque.
Mais de 40 mil visitantes são aguardados neste ano durante a realização da vindima, que deve ir até meados de abril. Durante os 12 meses de 2010, a região foi destino para 200,5 mil pessoas, o que representa um aumento de 10% em relação ao ano anterior. E, se depender do novo presidente da Aprovale, Rogério Carlos Valduga, as mais de 30 vinícolas que integram o Vale dos Vinhedos terão ainda mais motivos para comemorar.
Valduga tem 44 anos e assumiu a presidência da Aprovale na virada do ano. Ele é proprietário da boutique de vinhos Torcello, que iniciou os trabalhos em 2000.  Confira o que o empresário falou sobre o setor ao jornal Pioneiro.
Pioneiro: Estima-se que a safra deste ano possa ser em torno de 25% maior do que no ano anterior, tendo em vista que tivemos pouca chuvas e bastante calor. Essa previsão está correta? 
Rogério Carlos Valduga: A produção dificilmente vai aumentar. Não queremos milhões de quilos a mais na colheita, queremos qualidade. Os produtores costumam retirar cerca de 30% da uva e descartar, é claro que são escolhidos os piores cachos. Desta forma, todos os nutrientes vão para as frutas que ficaram. Ano passado perdemos muita qualidade por causa da chuva, este ano, a ideia é não perder uva. Não existe safra ruim, e sim safras mais fáceis ou mais difíceis. Este ano, pela qualidade da uva que vamos colher, o processo será facilitado.
Pioneiro: Deve haver problema para escoar a produção?
Valduga:
 Não, tudo deve correr dentro da normalidade. Esta deve ser uma safra de bastante qualidade, mas não quer dizer que será uma supersafra em quantidade.
Pioneiro: Quais são os seus projetos à frente da Aprovale?
Valduga:
 O grande desafio é manter a marca Vale dos Vinhedos. Queremos trabalhar o setor primário. Precisamos que o pessoal invista na terra, para que seus filhos continuem a atividade. Faremos a manutenção do trabalho realizado até hoje.
Pioneiro: Como você avalia a expansão do mercado de vinhos com a marca Vale dos Vinhedos?
Valduga:
 Hoje, os vinhos que são reconhecidos na comunidade europeia automaticamente ganham reconhecimento no mundo inteiro. É o que tem acontecido conosco, fruto de muito investimento em setores como a tecnologia, por exemplo. Não chegamos até aqui por acaso.

0 comentários: