Receita volta a receber declarações do IR

No final da manhã desta quarta-feira, a Receita Federal voltou a receber normalmente as declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), que desde o começo do dia não estavam sendo enviadas em decorrência de problemas no Serpro (Sistema Federal de Processamento de Dados) em São Paulo.

Apesar de o centro de dados ter ficado fora do ar apenas em São Paulo, o problema afetou a transmissão de declarações no Brasil inteiro e também afetou as operações dos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) em todos os Estados. A assessoria do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) informou que os sistemas de informações voltaram a funcionar normalmente após o meio dia.

De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, por volta das 10h45 (hora de Brasília) os serviços começaram a ser retomados.

"Não há mais nenhum problema para a transmissão das declarações. E em nenhum momento houve problema com os dados que já haviam sido transmitidos", afirmou Adir à Folha.

Segundo a assessoria de imprensa do Serpro, alguns serviços já foram normalizados. O órgão não soube informar ainda se todo o problema já havia sido resolvido e espera que até 14h30 todos os problemas com os Detrans estejam solucionados.

O centro de dados em São Paulo do Serpro ficou fora do ar durante parte da manhã. Segundo a assessoria, 'ele apresentou falha no sistema de proteção contra variações de energia elétrica', gerando instabilidade em serviços baseados neste ambiente.

DETRANS

O problema do Serpro também afetou os serviços como a emissão de carteiras de habilitação e transferência da documentação de veículos, entre outros, nos Detrans.

Essa é a segunda pane no centro de dados em menos de uma semana. O sistema já havia ficado fora do ar na última quinta-feira (24), entre as 12h50 até por volta das 17h, de acordo com o Serpro.

No Paraná, o problema começou por volta das 9h, segundo o Detran estadual. O departamento está informando às pessoas que buscam atendimento para que retornem às suas casas e acessem o site do órgão para verificar se o sistema já foi regularizado antes de voltar.

Uma pausa para manutenção do sistema já estava programada para o final de semana, nos dias 5 e 6. O sistema ficará desligado entre as 15h de sábado e as 11h de domingo para correção e prevenção de falhas, de acordo com o Denatran.

0 comentários: