Novo líder da Al Qaeda tem a imagem 'frouxa', dizem EUA

O novo líder da rede terrorista Al Qaeda, o médico egípcio Ayman Al Zawahiri, não tem o mesmo poder de seu antecessor, Osama bin Laden, afirmou nesta quinta-feira uma fonte do governo dos Estados Unidos. "Ele não tem demonstrado uma liderança forte nem capacidades de organização durante seu tempo na Al Qaeda ou previamente na jihad islâmica egípcia", disse a fonte.

Bin Laden foi morto por um comando americano em maio no seu esconderijo no Paquistão. Desde então, a Al Qaeda permanecia sem líder, até a nomeação de Zawahiri nesta quinta-feira. Segundo um oficial americano anônimo, entretanto, o egípcio não representa a mesma ameaça daquele que foi o responsável pelos atentados de 11 de setembro de 2001.

"Sua ascensão à liderança da Al Qaeda provocará críticas ou rejeição porque, ao contrário de outros dirigentes da rede, Zawahiri não teve uma experiência cabal e real e escolheu ser um general sentado em uma poltrona, com uma imagem frouxa", observou o oficial americano.

Ainda segundo ele, o egípcio terá dificuldade para dirigir a rede terrorista enquanto luta por sua própria sobrevivência em um momento em que o grupo continua a perder seus membros cruciais, responsáveis por planejar os atentados e pela formação dos recrutas. "Enfim, Zawahiri está longe de ter a capacidade de Osama bin Laden", enfatizou.

0 comentários: