O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou, na manhã desta quinta-feira (25), que a expansão do transporte sobre trilhos, prevista pelo governo estadual até 2015, não irá garantir o fim da superlotação nos trens. A afirmação foi feita durante a inauguração da estação Carapicuíba, da linha 8-Diamante da CPTM (Companhia paulista de Trens Metropolitanos).
Segundo Fernandes, o fim da superlotação dos vagões no horário de pico depende de outros fatores relacionados à cidade e à população. Questionado pelo R7 sobre se um possível aumento da demanda de passageiros que podem vir a trocar o carro pelo transportes público (o que o governo defende como um dos fatores para melhorar o trânsito na cidade) pode agravar ainda mais essa superlotação, o secretário respondeu que esse, de fato, pode ser um fator para piorar a situação nos vagões.
Atualmente, Metrô e CPTM juntos atendem diariamente cerca de 5,5 milhões de passageiros, segundo dados do próprio secretário. Até 2015, com a conclusão da linha 4-Amarela e a ampliação da linha 5-Lilás, a expectativa é de que o sistema de transporte sobre trilhos receba 10 milhões de passageiros por dia.
Para minimizar a afirmação sobre o incremento de passageiros que pode vir a prejudicar ainda mais a lotação nos vagões, o secretário usou os exemplos de metrôs de cidades como Paris (França), Londres (Inglaterra) e Tóquio (Japão) que têm uma extensão de trilhos bem maior que a de São Paulo, mas que não são superlotados. Segundo Fernandes, transporte e sociedade irão se ajustar às realidades futuras.
Para inaugurar a nova estação Carapicuíba, o secretário, juntamente com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), fez a viagem em um dos trens da linha 8 da CPTM da estação Barra Funda, na zona oeste da capital paulista, até Carapicuíba, na Grande São Paulo, no final desta manhã.
Nova estação
A estação Carapicuíba da linha 8-Diamante da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) foi inaugurada após um ano de reforma. Na obra foram implantados elevadores, escadas rolantes, bilheterias com vidros blindados, bicicletário e displays digitais. Mais de 30 mil usuários devem utilizar a estação todos os dias.
Além da nova "parada", a linha 8 passa a contar com cinco trens novos em sua frota. Os novos trens são equipados com ar-condicionado, câmeras de vigilância, monitores de vídeo e itens de acessibilidade.
0 comentários:
Postar um comentário