Notícias Brasil Carros Cidades Economia Esquisitices Imóveis Internacional Rio de Janeiro São Paulo Notícias Fotos Glossário Enquetes Mural Saúde Tecnologia e Ciência Tempo Agora Trânsito Vestibular e Concursos Jornal Hoje em Dia Jornal Correio do Povo Enquetes Quiz Todas de Notícias Entretenimento Esportes Vídeos E-mail Especiais A Fazenda Carnaval 2011 Ídolos 2011 Legendários Retrospectiva 2010 Verão 2011 Todas as Notícias Rede Record Record News Record Internacional Record TV Network Jornais Correio do Povo Folha Vitória Hoje em Dia Notícias do Dia Rádios Rádio Guaíba Rádio Record Rádio Sociedade Grupo Record Banco Renner Record Entretenimento Record Mobile Instituto Ressoar Viajar Direto Arca Universal Coisas de Mulher Folha Universal Line Records Rede Aleluia Você está aqui: Página Inicial/Notícias/São Paulo/Notícias SÃO PAULO publicado em 24/03/2011 às 12h43: Expansão não deve garantir fim de superlotação nos trens de São Paulo, diz secretário

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou, na manhã desta quinta-feira (25), que a expansão do transporte sobre trilhos, prevista pelo governo estadual até 2015, não irá garantir o fim da superlotação nos trens. A afirmação foi feita durante a inauguração da estação Carapicuíba, da linha 8-Diamante da CPTM (Companhia paulista de Trens Metropolitanos).

Segundo Fernandes, o fim da superlotação dos vagões no horário de pico depende de outros fatores relacionados à cidade e à população. Questionado pelo R7 sobre se um possível aumento da demanda de passageiros que podem vir a trocar o carro pelo transportes público (o que o governo defende como um dos fatores para melhorar o trânsito na cidade) pode agravar ainda mais essa superlotação, o secretário respondeu que esse, de fato, pode ser um fator para piorar a situação nos vagões.

Atualmente, Metrô e CPTM juntos atendem diariamente cerca de 5,5 milhões de passageiros, segundo dados do próprio secretário. Até 2015, com a conclusão da linha 4-Amarela e a ampliação da linha 5-Lilás, a expectativa é de que o sistema de transporte sobre trilhos receba 10 milhões de passageiros por dia.

Para minimizar a afirmação sobre o incremento de passageiros que pode vir a prejudicar ainda mais a lotação nos vagões, o secretário usou os exemplos de metrôs de cidades como Paris (França), Londres (Inglaterra) e Tóquio (Japão) que têm uma extensão de trilhos bem maior que a de São Paulo, mas que não são superlotados. Segundo Fernandes, transporte e sociedade irão se ajustar às realidades futuras.

Para inaugurar a nova estação Carapicuíba, o secretário, juntamente com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), fez a viagem em um dos trens da linha 8 da CPTM da estação Barra Funda, na zona oeste da capital paulista, até Carapicuíba, na Grande São Paulo, no final desta manhã.
Nova estação
A estação Carapicuíba da linha 8-Diamante da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) foi inaugurada após um ano de reforma. Na obra foram implantados elevadores, escadas rolantes, bilheterias com vidros blindados, bicicletário e displays digitais. Mais de 30 mil usuários devem utilizar a estação todos os dias.

Além da nova "parada", a linha 8 passa a contar com cinco trens novos em sua frota. Os novos trens são equipados com ar-condicionado, câmeras de vigilância, monitores de vídeo e itens de acessibilidade.

0 comentários: