Cinzas se afastam de Porto Alegre, mas ainda atingem RS e SC

A nuvem de cinzas que atinge a região Sul do país se deslocou nas últimas horas, se distanciando da cidade de Porto Alegre. Ela permanece, entretanto, sobre as cidades de Caxias do Sul e Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e em Florianópolis (SC). Voos para Uruguai e Argentina continuam cancelados.

O último balanço divulgado pela FAB (Força Aérea Brasileira) no início da tarde desta terça-feira aponta que a nuvem está mais baixa, a cerca de 1.000 metros. Ele informa também que a emissão de fumaça pelo vulcão chileno Puyehue vem perdendo força progressivamente.

Para o meteorologista Marcelo Seluchi, do Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), a sensação de que a nuvem está espalhada ou "passeia" sobre diversas cidades indica que ela tende a se dissipar. "Ao se dissipar, ela vai se esparramando. Do ponto de vista meteorológico, significa que não é uma nuvem densa", diz.

De acordo com Seluchi, esse efeito já traz dificuldade em detectar o avanço da nuvem nas imagens de satélite meteorológicas, diferente do que ocorreu na última semana.

A nuvem chegou ao Brasil ontem (13) impulsionada por uma frente fria que atingiu a região no final de domingo e mudou a direção dos ventos. Segundo Seluchi, a tendência, agora, é que a nuvem siga em direção ao oceano.

De acordo com o meteorologista, o vento na área do vulcão começa a soprar de oeste para leste, o que, segundo ele, significa que a nuvem deve se afastar do Brasil e também de Buenos Aires nos próximos dias. "Até o fim de semana a situação deve ser mais tranquila, já que não há previsão de uma nova frente fria", afirma. Ele alerta, no entanto, para a previsão de chegada de uma nova frente fria a partir do dia 20.

0 comentários: