Ex-presidente Itamar Franco é velado em Juiz de Fora

O corpo do senador e ex-presidente Itamar Franco está sendo velado neste domingo na Câmara Municipal de Juiz de Fora. Ao chegar à cidade do interior de Minas Gerais, onde foi criado, no fim da manhã, o caixão coberto com as bandeiras brasileira e mineira foi recebido com aplausos pelas centenas de pessoas que esperavam em frente ao local para prestar suas homenagens.
Os primeiros minutos da cerimônia ficaram reservados à família de Itamar
Três ex-presidentes participam da cerimônia na Câmara de Vereadores de Juiz de Fora. Luiz Inácio Lula da Silva, que foi aplaudido pela população ao chegar ao prédio, o senador Fernando Collor (PTB-AL), que foi vaiado, e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Os três se posicionaram ao lado do caixão de Itamar, acompanhados do vice-presidente Michel Temer, dos senadores Magno Malta (PR-ES), Renan Calheiros (PMDB-AL), Lindberg Farias (PT-RJ), do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), e do ministro Aloizio Mercadante.

Os primeiros dez minutos ficaram reservados à família. Por volta das 20 horas, o corpo de Itamar segue para Belo Horizonte, onde será cremado na segunda-feira, logo após um novo velório no Palácio da Liberdade, que deve ter a presença da presidente Dilma Rousseff.

O ex-presidente morreu na manhã do último sábado, no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital Paulista, em decorrência de um acidente vascular cerebral. Ele estava internado na UTI, respirando por meio de aparelhos. Desde maio, estava sendo tratado de uma pneumonia decorrente de uma leucemia aguda.

Perfil - Itamar, que havia completado 81 anos na terça-feira passada, assumiu a Presidência da República após a renúncia de Fernando Collor de Mello. Ele foi um dos mais destacados e comentados políticos mineiros das últimas décadas. Mesmo entre os seus críticos, o ex-presidente costumava ser reconhecido por sua retidão ética.

Igual reconhecimento ele sempre cobrou em relação ao legado da estabilidade do país, devido à transição bem-sucedida que realizou após o desastroso desfecho da gestão Collor. Outro mérito de Itamar foi o lançamento do Plano Real, em 1994. Ele também foi governador do estado de Minas Gerais entre 1999 e 2003 e foi eleito senador em 2010 com mais de 5 milhões de votos.

0 comentários: