O que fazer quando o celular começar a esquentar?

Temperatura sempre foi a maior inimiga de todos os eletrônicos. Quando se precisa de muita performance em um pequeno tamanho, problemas de aquecimento podem ser bastante comuns.

Em equipamentos maiores, diversas maneiras de resfriamento foram encontradas, inclusive com coolers a nitrogênio. Contudo, como resfriar um celular? Pensando nisso, nós do Tecmundo exploramos algumas das maneiras para você poder manter seu aparelho sempre em uma temperatura funcional.


  • Evite locais pouco arejados
Essa técnica vale também para qualquer equipamento eletrônico. O fluxo de vento é sempre a melhor maneira de se resfriar um aparelho. Mantê-lo no bolso e ao mesmo deixar funções como Wi-Fi, GPS e Bluetooth ativas pode ser perigoso.

Portanto é aconselhável que, sempre que possível, o celular seja deixado em locais arejados, como em cima de uma mesa ou qualquer outro lugar que propicie uma dissipação correta do calor.

O carro também pode ser um perigo. Como normalmente os smartphones substituem os aparelhos GPS, eles tendem a ficar sob o para-brisa, tendo contato direto com a luz solar. Ao sair do veículo, é sempre importante evitar deixá-lo nesse local. O contato do calor do sol com o aparelho, fechado dentro do carro, pode superaquecê-lo a níveis perigosos.


  • Desligue funções desnecessárias
É importante estar ciente de que quanto mais o celular trabalha, mais ele tende a esquentar. Uma maneira fácil de notar isso é, novamente, ao usar o celular como GPS dentro do carro. Nessa situação, o aparelho ficará 100% do tempo utilizando o sensor, com a tela ligada, com alta atividade de processamento e, ainda, é provável que a internet também esteja sempre conectada. Não é incomum notar que o aparelho exceda a temperatura habitual nesse caso.

Portanto, ao terminar de usá-lo, é interessante desligar o GPS e quaisquer outras funções que não sejam necessárias. Para isso, existem aplicativos no iOS e no Android que executam a função de forma automática.

Por exemplo, podemos citar para Android o Juice Defender e para o iOS o SBSettings. Esses programas, cujo principal foco é o de economizar bateria, também podem ser fortes aliados no combate ao superaquecimento. As funções que podem e devem ser desativadas quando estiverem inutilizadas são:


  • Bluetooth;
  • Wi-Fi;
  • Plano de dados;
  • GPS;
Entre outras coisas mais essas são as principais :)

0 comentários: